Notícias do Cruzeiro

Nova proposta pode mudar as regras do VAR e revolucionar o Brasileirão

A Federação Italiana de Futebol apresentou nesta semana à International Football Association Board (IFAB), órgão que regulamenta as regras do esporte, algumas propostas que podem mudar algumas regras do jogo. Caso sejam aprovadas, as novidades vão impactar o futebol mundial, incluindo aos times que disputam o Brasileirão.

De acordo com informações do portal ‘GE’, a Federação Italiana pretende tornar as partidas mais atrativas e dinâmicas. Para que isso aconteça, será necessário uma mudança profunda na forma como a ferramenta do VAR, a arbitragem de vídeo, vem funcionando em todo o mundo. Segundo a fonte, essas serias as mudanças:

  • Usar o VAR como desafio, com os times tendo limite de pedidos
  • Cronômetro parar a cada interrupção da partida
  • Voltar a usar a regra dos 6 segundos, se o goleiro ficar mais tempo que isso com a bola na mão, o adversário teria um lateral na altura da marca do pênalti para cobrar

Novas mudanças no VAR podem entrar em vigor

Ainda de acordo com a publicação, caso a IFAB aprove as ideias, a Federação Italiana já tem um esquema preparado para iniciar os testes em torneios amadores ou divisões inferiores dos campeonatos locais. Em entrevista coletiva na última quarta (28), Gabriele Gravina, presidente da Federação, comentou sobre as possíveis novidades.

“O objetivo é ter um jogo mais claro e um espetáculo cada vez mais divertido, principalmente para os jovens. Não sabemos se todos os nossos pedidos serão atendidos, mas temos que tentar. Este pedido vai tornar mais pontual, precisa e transparente a revisão de vídeo em episódios considerados polêmicos pelos protagonistas”, destacou a dirigente.

Juan Rodriguez

Formado em Jornalismo/Comunicação Social e com experiência em mídias sociais, rádio e televisão. Amante dos esportes, principalmente do futebol, atua na área desde 2017 e já fez parte da cobertura de competições como Copa América, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Estaduais, entre outras.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo